domingo, 1 de junho de 2008

Resumo semanal IX

Esta semana fizemos uma revisão sobre concordância verbal, apresentaram-se mais alguns grupos sobre gêneros textuais.

domingo, 25 de maio de 2008

Resumo semanal VIII

Esta semana vimos alguns gêneros textuais pertencentes ao ramo comercial, também conhecidos como tipos de redação comercial, os quais são a ata, contrato e parecer. Fizemos um parecer técnico financeiro para entregar quarta (28/05/2008) e uma ata a qual já foi entregue.

sábado, 17 de maio de 2008

Resumo semanal VII

Nesta semana trabalhamos um artigo acadêmico em sala, observando todas as características presentes nele que são comuns ao seu gênero. Foi nos introduzido outros gêneros textuais: o ofício e o requeriment, e após dado o assunto deveríamos elaborar um texto de cada gênero estudado no dia.

domingo, 11 de maio de 2008

Resumo semanal VI

Nessa semana vimos mais um gênero textual, o artigo acadêmico. Esse é um tema de grande relevância para nós universitários pois é um tema vigente no meio acadêmico, coincidentemente ou não! Também foi feito um exercício de fixação sobre crônica com base nas produções feitas por alguns alunos.

domingo, 4 de maio de 2008

Resumo semanal V

Essa seman foi abordado a crônica, genero textual o qual se caracteriza por relatar fatos históricos e está ligado à vida cotidiana. Foram nos indicado três temas para escolher e elaborar uma crônica, a qual já está postada nesse blog.

Crônica: Istudaar? Pra quê?

Istudar, pra quê uai? É bem verdade que o fatu di quebrar padrõis empostos pela sociedade é difici de ser matutado, mais parandu pra pensar as pessoa que tem mais inteligença são os tar dos matuto agricultô. Profissão boua mermo é ser matuto, pusquê num tem preocupação cum o tar do vestibu num sei das quanta, num perde tempo de tar cá família pra tar cum más companhia nu colégio, tem outa qualidadi di vida. Pra cumêr eles planta, pra se diverti ele brinca no meio dos mato (e naum feito zumbi na frenti de tevelisão nem computadô), pra sonhar eles dórmi, alêm di quê num se estressa cum trânsito de capitá, pusquê jegue e jirico cuando impaca dexa brexa prus outro cumpanheiro passar. Vez em cuando fico mêi pensativu, uai, que azar que ô tenho! Nunca puder bater uma prosa cum um sortudo desses matuto.



*OBS: erros morfo-sintáticos aceitos pela licença literária.

domingo, 20 de abril de 2008

Resumo Semanal IV

Essa semana tivemos uma boa visão panorâmica sobre o estudo dos verbos. Vimos que os verbos indicam ação ou estado, e podem ser classificados em tempo, modo e aspecto. Foi de grande proveito esse estudo, pois o ítem aspecto era desconhecido por muitos

sábado, 12 de abril de 2008

Sinopse filme:

O homem elefante

Nesse filme David Lynch conta a história verídica de John Merrick (John Hurt), rapaz inglês portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado. Ele era considerado uma débil aberração de circo, por ter dificuldade de falar. Ele é bastante humilhado por seu mestre Byte, até que um renomado médico cirurgião, Frederick Treves (Anthony Hopkins), o acolhe e o leva para o hospital, onde trabalha, descobrindo que John é uma pessoa sensível, inteligente e gentil apesar da aparência inibidora. No hospital não havia espelhos para não baixar a auto-estima de John, Sra. Kendal (Anne Bancroft) foi uma mulher muito importante durante o processo de socialização dele simplesmente por ser uma amiga sincera e verdadeira o que já foi o bastante para ele. Esse é Um filme merecedor do status de obra de arte, vencedor de muitos prêmios, incluindo indicações para 8 Oscar.

Resumo semanal III

Essa semana vimos que a coesão é um elemento essencial para a dissertação argumentativa como ferramenta de junção semântica, podendo se apresentar de duas formas: coesão referencial ou coesão sequencial. Também fizemos um debate sobre o livro de Izidoro Blinkstein: Técnicas de comunicação escrita, algo bastante edificante para a construção da resenha exigida.

domingo, 6 de abril de 2008

Resumo semanal II

Essa semana vimos que a resenha se trata de uma síntese opinativa sobre determinado texto/fato, e para tal devemos identificar a obra (dados bibliográficos), apresentá-la, analisá-la de forma critica, identificar o autor, e por fim elaborar uma concusão indicando ou não o que foi abordado.

domingo, 30 de março de 2008

Resumo Semanal

Bem, nessa semana foi dado um enfoque nos três tipo de gramática: a normativa (dita oficialmente o cidadão deve falar e escrever), a internalizada (se dá com a absorção do meio social em que vive) e a descritiva (retrata as variações da língua). Então, esse foi um tema bastante "mastigado" e discutido durante essa semana que se passou.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Variaçã linguistica: Erro ou Normalidade?

Resumo: A variação lingüística e o ensino de língua materna
As diferenças sempre estiveram inseridas em meio e, ao contrário do que muitos pensam, têm uma função muito importante na sociedade. A variação lingüística é um dos alicerces da competência comunicativa, porém, é vista como indicativo de valor social ou até mesmo moral. Diferentes situações exigem diferentes comportamentos lingüísticos, e cabe a cada indivíduo lançar mão de componentes da linguagem tais como entonação e vocabulário variado, para adequar seu modo de falar à situação em questão. São dois os tipos de variedades lingüísticas: os dialetos (variações dependentes do locutor, e os registros ou estilos (relacionados ao interlocutor). As variações dialetais podem ser regionais (de acordo com o plano lexical e fonético da região), sociais (de acordo com a classe social - empregada doméstica X macro-empresário), de idade (alterações decorrentes de gírias e expressões etárias), de sexo (de acordo com o sexo o gênero da linguagem muda, possui especificidades - diminutivos mais utilizado por mulheres), de geração (são as variações históricas que a língua sofre como "vossa mercê" que virou "vós micê" que virou "você"). Variações de registro são classificadas por: grau de formalismo (varia de acordo com a formalidade exigida - bilhete X artigo científico), modo (diferenças da língua falada para a escrita) e sintonia (ajuste de acordo com informações que o falante tem do público alvo). Tais informações levam a perceber então que a língua não é imutável nem totalmente estável, ela sempre está sofrendo de variações salutares para a identificação de grupos sociais e para maximizar o bem estar de determinada sociedade, no entanto não devendo porém ferir as regras que regem a gramática normativa.

sábado, 22 de março de 2008

" Alô som, som, soom.. testaando 1,2,3 "

[em construção]

... meu vasto arquivo de dados encontra-se no meu domicílio, e a motivos particulares estou viajando e sem acesso a ele

aushiashsauasiusaih

eh não.. meu resumo realmente está inacessível, mas está simples demais assim como tudo que está no começo!!

Vou ficando por aqui, foi mais um teste mesmo...